Eixos | Ações previstas | Meta | Prazo | Unidade Responsável | Data de inserção | |
---|---|---|---|---|---|---|
Comunicação institucional de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento na UFPA. | Formulário destinado a manifestações nos âmbitos acadêmico, de infraestrutura e segurança, com o intuito de detectar, filtrar e reduzir o tempo de resposta da direção da Unidade em relação às diferentes demandas que forem percebidas pela comunidade acadêmica e administrativa do Instituto. O referido formulário está disponível como publicação fixa, na página principal do site do IMV. |
|
Indefinido | Instituto de Medicina Veterinária | 06/12/2023 | |
Comunicação institucional de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento na UFPA. | REALIZAR AÇÕES INSTITUCIONAIS DE ACOLHIMENTO PARA DISCENTES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NA SEMANA DO CALOURO E NA SEMANA ACADÊMICA. |
REALIZAR UMA AÇÃO EM CADA EVENTO INSTITUCIONAL |
2025 | ICJ | 18/08/2023 | |
Inovação educativa, valorizadoras de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras. | SENSIBILIZAÇÃO DOCENTE ACERCA DO ATENDIMENTO AOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA POR MEIO DE CAMPANHAS, DIÁLOGO PERMANENTES E MECANISMOS INSTITUCIONAIS. |
GARANTIR MATERIAL ADEQUADO AOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA |
2025 | ICJ | 18/08/2023 | |
Combate às diferentes formas de violências física, simbólica e psicológica. | ACOLHIMENTO NA CLÍNICA DE ATENÇÃO À VIOLÊNCIA DE CASOS DE VIOLÊNCIA, ASSÉDIO E DISCRIMINAÇÃO PARA A DEVIDA ORIENTAÇÃO E ENCAMINHAMENTO |
ATENDIMENTO DE 20 CASOS POR ANO |
2025 | ICJ | 18/08/2023 | |
Combate às diferentes formas de violências física, simbólica e psicológica. | ACOLHIMENTO NA COORDENADORIA DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL DA COMUNIDADE DO ICJ/UFPA DE CASOS DE VIOLÊNCIA, ASSÉDIO E DISCRIMINAÇÃO PARA A DEVIDA ORIENTAÇÃO E ENCAMINHAMENTO |
REDUZIR A DEMANDA REPRIMIDA E ATENDER 12 CASOS POR ANO |
2025 | ICJ | 18/08/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | ACOLHIMENTO NA ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE DISCENTES COM PROBLEMAS EMOCIONAIS E ENCAMINHAMENTO PARA A SAEST EM CASO DE NECESSIDADE |
ATENDIMENTO DE VINTE ALUNOS POR ANO |
2025 | ICJ | 18/08/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Projeto "saúde mental no ICJ " em nossas redes sociais com campanhas em prol da saúde mental do corpo acadêmico |
Uma postagem por mês no instagram do ICJ |
2024 | ICJ | 18/08/2023 | |
Combate às diferentes formas de violências física, simbólica e psicológica. | Ampliar a oferta de capacitações na área de inclusão de pessoas com deficiência, indígenas e quilombolas para promoção do respeito à diversidade e integração de políticas de ação afirmativa da instituição. |
14 |
até 2025 | PROGEP | 16/08/2023 | |
Combate às diferentes formas de violências física, simbólica e psicológica. | Ampliar a oferta de capacitações voltadas para o combate à discriminação, assédios e outras formas de violência no âmbito institucional, com vistas a promover o respeito e a dignidade de todos os integrantes da comunidade universitária, bem como o bom clima organizacional. |
3 anuais |
até 2025 | PROGEP | 16/08/2023 | |
Inovação educativa, valorizadoras de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras. | Aumentar a participação de professores em ações de capacitação orientadas à área de educação e docência, oportunizando uma formação pedagógica regular e continuada, abordando conteúdos formativos para a promoção do respeito à diversidade e integração às políticas de ação afirmativa da instituição. |
50% |
2025 | PROGEP | 16/08/2023 | |
Inovação educativa, valorizadoras de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras. | Promoção de curso sobre Relações Sociais de Gênero |
Organização e promoção de cursos sobre as Relações Sociais de Gênero Combate ao machismo, sexismo, misoginia, homofobia, lesbofobia, LGBTQI+fobia. Incentivo à igualdade e equidade de gênero. |
2025 | Assessoria da Diversidade e Inclusão Social | 10/08/2023 | |
Inovação educativa, valorizadoras de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras. | Promoção de cursos de formação sobre Racismo e Formação Sociocultural do Brasil |
Organizar e promover cursos sobre Racismo e diferentes aspectos da Formação Sociocultural do Brasil |
2025 | Assessoria da Diversidade e Inclusão Social | 10/08/2023 | |
Inovação educativa, valorizadoras de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras. | Minicursos voltados para a formação de participantes de Bancas de Heteroidentificação. |
Elaboração e execução de minicursos voltados para pessoas que participarão de bancas de Heteroidentificação em concursos e Processos Seletivos. |
Fluxo contínuo | Assessoria da Diversidade e Inclusão Social | 10/08/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Participação nos Processos Seletivos Especiais |
Zelar pela correta execução dos Processo Seletivos Especiais. Contribuir na execução dos PSE, com vistas à garantia da transparência e sua fiel execução. |
Fluxo contínuo | Assessoria da Diversidade e Inclusão Social | 10/08/2023 | |
Estímulo à participação estudantil em manifestações lúdicas, artísticas e culturais. | Apoio à produção artística e cultural de discentes da UFPA. |
Realização de Exposição Fotográfica na sala da ADIS, com a temática indígena . Realização de Exposição Fotográfica na sala da ADIS, com temáticas relativas à Diversidade Sociocultural. Apoio e incentivo às atividades realizadas por estudantes indígenas, quilombolas, LGBTQI+, estrangeiros e de diferentes marcadores sociais da diferença. |
Fluxo contínuo | Assessoria da Diversidade e Inclusão Social | 10/08/2023 | |
Comunicação institucional de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento na UFPA. | Divulgação de documentos voltados para a promoção da Diversidade e Inclusão Social na UFPA |
Disponibilizar na página da ADIS, no site da UFPA, legislação pertinente a Diversidade e Inclusão Social. Disponibilizar na página da ADIS, no site da UFPA, manuais e cartilhas com conteúdos que tratem da Diversidade e Inclusão Social.
|
Fluxo contínuo | Assessoria da Diversidade e Inclusão Social | 10/08/2023 | |
Comunicação institucional de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento na UFPA. | Criação do perfil da ADIS no Instagram |
Divulgação das ações da ADIS e de outros setores da UFPA (e de outras instituições) que tenham como tema a defesa da divresidade e inclusão social. |
Fluxo contínuo | Assessoria da Diversidade e Inclusão Social | 10/08/2023 | |
Inovação educativa, valorizadoras de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras. | Realização e participação em atividades educativas que visem ao combate ao racismo, assédio, discriminação e os diferentes tipos de violências. |
Realização de cursos de formação, em parceria com o CAPACIT, visando ao combate ao racismo, assédio, discriminação e os diferentes tipos de violências. Participação em eventos, promovidos pelas unidades e subunidades, que tenham como proposta o combate ao racismo, assédio, discriminação e os diferentes tipos de violências. Participação em atividades que visem à formação de docentes e TAE com ações voltadas para a superação de diferentes formas de violências. |
Fluxo contínuo | Assessoria da Diversidade e Inclusão Social | 10/08/2023 | |
Combate às diferentes formas de violências física, simbólica e psicológica. | Produção e divulgação de material para combater as diferentes formas de violências. |
Produzie e divulgar material informativo sobre tipos de violências. Acompanhar ações das unidades e subunidades que visem ao enfrentamento às diferentes formas de violência. |
Fluxo contínuo | Assessoria da Diversidade e Inclusão Social | 10/08/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Atendimento e orientação sobre denúncias de racismo, assedio, discriminação e outras violências. |
Orientação sobre o registro de denúncias junto à Ouvidoria da UFPA Acompanhamento de processos de denúncia de racismo, discriminação, assédio e outras violências. |
Fluxo contínuo | Assessoria da Diversidade e Inclusão Social | 10/08/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Participação na Semana dos calouros e calouras da UFPA. |
Participar de todos os evento em que forem realizadas atividades com a finalidade de dar boas-vindas aos novos e às novas discentes de graduação e pós-graduação |
Fluxo contínuo | Assessoria da Diversidade e Inclusão Social | 10/08/2023 | |
Comunicação institucional de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento na UFPA. |
Recepção dos calouros das Faculdades de Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação. Daremos as boas-vindas aos calouros com palestras sobre os temas: Equipe da Divisão de Assistência Estudantil; Divisão de Pesquisa e Extensão; Orientaçõies sobre o Sigaa e Processo de Matrícula; Construção da Identidade Universitária; Direitos Humanos e Prolítica de Enfrentamento à Discriminação, Assédio e outras formas de Violência. E visita aos espaços dos Campus, guiada pelos Centro Acadêmicos das Faculdades: Biblioteca; Tecnolago; Brinquedoteca; Secretárias Acadêmica e Executiva; Coordenações dos Cursos; Laboratórios; Tecnolago e outros espaços. |
100% dos calouros das Faculdades de Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Sanitária e Ambiental (mais de 100 discentes) |
24/08/2023 | Campus de Tucuruí | 04/08/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. |
- Criação de espaço físico de integração entre os discentes dos cursos do Campus ao início e final de semestre, por meio de ações culturais como saraus, apresentações musicais, apresentação de crônicas, poemas de autoria discente, de modo a possibilitar a criação e o fortalecimento de vínculos entre os estudantes e destes com a instituição, ao viabilizar acolhimento às expressões suas expressões de ser no mundo. (Extensão/Comunicação/Coordenação Acadêmica); - Acolhimento psicológico individual e coletivo e encaminhamento à rede de atenção à saúde mental municipal (DAEST) - Realização de palestra, rodas de conversa, exposição dialogada sobre Saúde mental no ambiente acadêmico com colaborações de setores internos e externos à UFPA e participação de professores e técnicos e discentes. (Coordenação do Campus/DAEST) - Orientação acerca da conduta adequada de Docentes e Técnicos de modo a minimizar o adoecimento discente decorrente de assédio, abuso de poder, e violações de direitos na academia. (Coordenação do Campus/PROGEP/DAEST) - Ações de orientação e sensibilização a Docentes e Técnicos acerca das necessidades específicas de discentes em situação de adoecimento físico e mental. (Coordenação Acadêmica/DAEST); - Viabilizar maior circulação de conteúdo informativo acerca de canais de denúncia dentro da instituição. (Comunicação) - Fomentar espaços de diálogos dentro de sala de aula, integrando os conteúdos ensinados às experiências de vida dos discentes, de modo a viabilizar uma aprendizagem mais significativa e integrativa. (Faculdades e Coordenação Acadêmica); - Fomentar projetos, tanto de pesquisa quanto de extensão que, para além do saber cientifico, também valorizem os saberes tradicionais e incentivem a participação de discentes oriundos de comunidades tradicionais, de modo a aproximar a universidade da comunidade local. (Extensão/Pesquisa) - Fomentar a criação de coletivos de mulheres, negritudes, LGBTQIAPN+, entre outros, como possibilidade de integrar tais discussões ao espaço universitário de forma coletiva. (Faculdades, representação estudantil, DAEST, Coordenação acadêmica) - Disponibilizar local para integração e manifestação estudantil de modo a contribuir à criação e ao fortalecimento de vínculo com a instituição, inclusive com o seu espaço físico. (Coordenação Acadêmica) |
|
31/07/2024 | Campus Universitário do Marajó-Soure | 25/07/2023 | |
Comunicação institucional de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento na UFPA. | Revisar o Regimento do IFCH, incluindo ações direcionadas ao acolhimento discente |
Promover debates ampliados para a construção de um Regimento atual e democrático |
2024 | IFCH | 21/07/2023 | |
Estímulo à participação estudantil em manifestações lúdicas, artísticas e culturais. | Projeto Confronto de ideias |
Apoiar o desenvolvimento das ações do projeto |
Em andamento | IFCH (FACS) | 21/07/2023 | |
Inovação educativa, valorizadoras de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras. | Criação de um núcleo de apoio pedagógico para atuar junto às faculdades e de forma integrada à DAEST/IFCH |
Criar o NAP com regimento próprio e estrutura de funcionamento adequada aos objetivos |
2025 | IFCH | 21/07/2023 | |
Combate às diferentes formas de violências física, simbólica e psicológica. | Criação do Fórum de Representações Estudantis como espaço democrático para debater violências vivenciadas pela comunidade discente e para propor formas de enfrentamento das mesmas |
Ampliar o debate qualificado para o planejamento de ações preventivas, psicoeducativas e de denúncias junto aos discentes |
Em andamento | IFCH | 19/07/2023 | |
Combate às diferentes formas de violências física, simbólica e psicológica. | Criação de um programa de formação para educação antirracista no IFCH. |
Formalizar a proposta do programa com seu cronograma de ação e desenvolver atividades direcionadas a toda a comunidade do IFCH |
Lançamento feito em abril de 2023, com previsão de formalização no segundo semestre do mesmo ano | IFCH | 19/07/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Oferta de serviços de acolhimento psicológico através da Clínica-Escola de Psicologia e do Plantão Psicológico (vinculado à SAEST). |
Manter o serviço, com qualidade e presteza |
Em andamento | IFCH | 19/07/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Desenvolvimento de pesquisa de mapeamento da situação de saúde mental dos discentes do IFCH e, a partir dos resultados, construção de um plano de ação direcionado a este público. |
Socializar os dados já levantados em um Fórum de debate de ações de intervenção. |
Coleta de dados já realizada em 2023, previsão de realização do Fórum ainda este ano | IFCH | 19/07/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Instalação da DAEST/IFCH, divisão interna da SAEST para atendimento e acompanhamento de discentes, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade |
Consolidar a DAEST, ampliando a oferta de serviços e a inserção na comunidade discente |
Realizada em 2022 | IFCH | 19/07/2023 | |
Estímulo à participação estudantil em manifestações lúdicas, artísticas e culturais. |
1-Eventos Culturais promovidos pela Biblioteca Setorial do NTPC.
2-Construção da Maloca para pequenos eventos
|
1- Receber os discentes dos PPGs, apresentando o espaço da biblioteca. 2-Programar exposições da biblioteca; sarau e leitura coletiva; 1-Comemorar vitórias dos grupos de pesquisas; 2- Celebrar datas comemorativas;
|
Semestralmente para as ações que envolvam a biblioteca setorial e Nov/2023 para Construção da Maloca. | Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento-NTPC | 11/07/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. |
1-Ações de referência psicossocial na atenção em saúde mental do aluno de graduação.
|
1-Identificar, casos discentes acolhidos com 2-Criar banco de dados do perfil clínico, socioeconômico e psicossocial dos discentes acolhidos com problemas de saúde mental da UFPA e UEPA. 3-Avaliar os principais transtornos mentais que acometem os discentes acolhidos com problemas de saúde mental da UFPA e UEPA 4-Avaliar o perfil clínico, socioeconômico e psicossocial dos discentes acolhidos com problemas de saúde mental da UFPA e UEPA 5-Avaliar o nível de estresse, nível de ansiedade, nível de depressão dos discentes acolhidos com problemas de saúde mental da UFPA e UEPA. 6-Avaliar as expectativas de futuro do dos discentes acolhidos com problemas de saúde mental da UFPA e UEPA. 7-Avaliar o desempenho ocupacional dos discentes acolhidos com problemas de saúde mental da UFPA e UEPA.
|
jul/2023 | Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento-NTPC | 11/07/2023 | |
Inovação educativa, valorizadoras de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras. | 1-Construção e Validação de uma cartilha de educação sexual para adolescentes de escolas em Belém do Pará. |
1-Elaborar uma cartilha sobre Educação Sexual voltada ao público adolescente de Escolas em Belém do Pará. 2-Validar a Cartilha a partir da avaliação e verificação da concordância entre profissionais de saúde e educadores. 3-Distribuir a cartilha em Escolas de Belém do Pará. |
01/08/2023 a 31/07/2024 | Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento-NTPC | 11/07/2023 | |
Combate às diferentes formas de violências física, simbólica e psicológica. | 1-Enfrentamento e manejo do estresse parental: apoio a famílias em situação de vulnerabilidade Social. |
|
08/2023 a 07/2024. | Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento-NTPC | 11/07/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | 4- Podcast saúde mental, ciência e inclusão social na Universidade. |
1-Redigir e publicar, em ambas as plataformas (Instagram e Facebook), estima-se publicações semanais, sem limite de publicações total. |
Jun/2022 até terminar o projeto. | Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento-NTPC | 11/07/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | 3-Maria Emília Coletivo de Mulheres Evolucionistas. Roda de Conversa sobre Saúde Sexual e Reprodutiva. |
1-Promover um ambiente de acolhimento, suporte social e lutas por direito das mulheres em torno da saúde sexual e reprodutiva.
|
01/08/2023 a 31/07/2024 | Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento-NTPC | 11/07/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | 2- Redes Sociais online, espaço virtual de discussão de saúde mental de universitários com e sem deficiência. |
1-Criar grupos de discussão com a temática de saúde mental em universitários. |
jun/2022 até terminar o projeto | Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento-NTPC | 11/07/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | 0 | 0 | 8 | Fernando Augusto Ramos Pontes | 10/07/2023 | |
Comunicação institucional de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento na UFPA. | promoção, em conjunto com a coordenação do cmapus de Bragança, da semana do calouro de Bragança, com atividades de paltras, mini-cursos, visita às instalações do campus e do IECOS, atividades organizadas em parceira com os centros acadêmicos dos cursos |
atingir 100% dos calouros |
março cada ano | IECOS | 20/06/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | escuta e encaminhamento de discentes com problemas mentais por profissionais da saúde capacitados, através de convênio com serviço público de saúde municipal de Bragança e do Programa de Residência médica em saúde mulher, da UFPa, em Bragança |
atingir 100% dos estudantes do IECOS com necessidade de atendimento e encaminhamento para o serviço público de saúde mental |
novembro 2023 | IECOS | 20/06/2023 | |
Estímulo à participação estudantil em manifestações lúdicas, artísticas e culturais. | Estimular o convívio e o raciocínio lógico de forma lúdica, através do torneio de atividades lúdicas: xadrez, damas, ping pong, jogos de cartas. |
atingir pelo menos 30% dos estudantes do IECOS |
novembro 2023 | IECOS | 20/06/2023 | |
Inovação educativa, valorizadoras de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras. | 0 | 0 | 3 | PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL (PROGEP) | 05/06/2023 | |
Inovação educativa, valorizadoras de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras. | 0 | 0 | 4 | PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL (PROGEP) | 05/06/2023 | |
Comunicação institucional de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento na UFPA. | 0 | 0 | 12 | PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL (PROGEP) | 05/06/2023 | |
Inovação educativa, valorizadoras de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras. | 0 | 0 | 4 | PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL (PROGEP) | 05/06/2023 | |
Inovação educativa, valorizadoras de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras. | 0 | 0 | 22 | PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL (PROGEP) | 05/06/2023 | |
Inovação educativa, valorizadoras de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras. | 0 | 0 | 14 | PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL (PROGEP) | 05/06/2023 | |
Comunicação institucional de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento na UFPA. | - Campanha de Esclarecimentos e Sensibilização acerca dos canais institucionais relacionados as Instâncias de Integridade existentes na UFPA (Comissão de Ética Pública da UFPA, CPPAD, ouvidoria etc..). |
- Desenvolver campanha de sensibilização em colaboração com as Instâncias de Integridade da UFPA para dar a conhecer os canais de relatos e denúncias de possíveis violências na Instituição. |
- Anos de 2023 e 2024 | PROEG PROPLAN | 11/05/2023 | |
Comunicação institucional de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento na UFPA. | Publicar Informativo bimensal ou trimestral, como veículo de publicização das ações de extensão da UFPA e outros temas extensionistas de interesse da comunidade universitária. |
Elaborar um Informativo sobre Extensão em formato digital, organizado pela PROEX |
Setembro de 2023 | PROEX | 11/05/2023 | |
Comunicação institucional de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento na UFPA. | Incluir no site da PROEX uma seção de perguntas e respostas acerca das principais dúvidas sobre os editais de extensão, o acesso às bolsas de extensão, a inserção curricular da extensão nos Projetos Pedagógicos de Curso – PPC´s dos Cursos de Graduação da UFPA e outras questões pertinentes a comunicação institucional. |
Inserir no site da PROEX uma seção de “Perguntas e Respostas” |
Agosto de 2023 | PROEX | 11/05/2023 | |
Comunicação institucional de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento na UFPA. | Reprodução e distribuição de documento de orientação para práticas de acolhimento nas faculdades e institutos. |
Elaboração de documento |
- | SAEST | 11/05/2023 | |
Comunicação institucional de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento na UFPA. | Reprodução de informativos sobre saúde mental e bem estar estudantil. |
Elaboração de 02 informativos |
1º semestre de 2023 | SAEST | 11/05/2023 | |
Comunicação institucional de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento na UFPA. | Criar o repositório de documentos e legislação sobre Direitos Humanos na Universidade Federal do Pará. |
- |
- | UFPA | 11/05/2023 | |
Comunicação institucional de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento na UFPA. | Ampliar o “Programa InformAcessível” e Ampliar a produção de materiais informativos que contribuem para as orientações técnicas e pedagógicas para o relacionamento com pessoas com deficiência e com AH/SD. |
10 produtos |
Anual | SAEST-COACESS | 11/05/2023 | |
Comunicação institucional de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento na UFPA. | Elaboração de cartilhas informativas/ilustrativas sobre o CADGEST e programas, auxílios e serviços vinculados à Assistência Estudantil. |
Confecção de três (03) cartilhas |
2º semestre de 2023 | SAEST | 11/05/2023 | |
Comunicação institucional de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento na UFPA. | Elaboração de uma proposta de protocolo geral da UFPA de acolhimento humanizado. |
- |
- | SAEST | 11/05/2023 | |
Comunicação institucional de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento na UFPA. | Produção de tutoriais em vídeos com linguagem facilitada e explicativa sobre os documentos solicitados no edital do CADGEST. |
5 vídeos |
Em execução | SAEST | 11/05/2023 | |
Estímulo à participação estudantil em manifestações lúdicas, artísticas e culturais. | - Instalação de equipamentos de lazer nos Espaços de Ensino gerenciados pela PROEG. |
- equipar os Espaços de Ensino Mirante do Rio e PROEG-Profissional com a estrutura e equipamentos necessários |
Anos de 2023 e 2024 | PROEG | 11/05/2023 | |
Estímulo à participação estudantil em manifestações lúdicas, artísticas e culturais. | Elaborar o Plano de Cultura da Universidade Federal do Pará. |
Iniciar o Mapeamento Cultural da UFPA |
Dezembro de 2023 | PROEX | 11/05/2023 | |
Estímulo à participação estudantil em manifestações lúdicas, artísticas e culturais. | Realização do I MOSTRA cultural inclusiva, a fim de fomentar as múltiplas expressões e manifestações artísticas e culturais no contexto acadêmico da UFPA, como espaço de convívio cultural envolvendo a dança, poesia, leitura, música e cinema. |
1 SARAU |
Anual | SAEST | 11/05/2023 | |
Estímulo à participação estudantil em manifestações lúdicas, artísticas e culturais. | Oferta de oficinas de Capoeira Inclusiva na Universidade em parceria com o programa UFPAParalímpica e Faculdade de Educação Física e Fisioterapia. |
10 participantes |
Semanal | SAEST | 11/05/2023 | |
Inovação educativa, valorizadoras de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras. | Implementação da II Orientação Profissional sobre acesso e permanência de pessoas com deficiência e com AH/SD nos Processos Seletivos da UFPA. |
50 pessoas |
Anual | SAEST | 11/05/2023 | |
Inovação educativa, valorizadoras de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras. | Ampliação de possibilidades para a permanência e conclusão com êxito de discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no processo formativo oferecido pela Universidade Federal do Pará. |
Em discussão |
- | - | 11/05/2023 | |
Inovação educativa, valorizadoras de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras. | Apoiar Projetos de acompanhamento de aprendizagem a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. |
Apoiar pelo menos 30 projetos |
Anual | SAEST | 11/05/2023 | |
Inovação educativa, valorizadoras de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras. | Ofertar ações de formação de servidores técnicos administrativos e docentes para a comunicação em Libras: Foco no atendimento de pessoas surdas. |
60 participantes |
Anual | SAEST | 11/05/2023 | |
Inovação educativa, valorizadoras de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras. | Ofertar ações formativas disponibilizadas aos discentes com deficiência e com AH/SD, por meio do “Programa Rede de Saberes” – Oficinas: Braille, NVDA, NBR, Orientação e Mobilidade e Audiodescrição no contexto educacional e acadêmico). |
12 capacitações |
Em andamento | SAEST | 11/05/2023 | |
Inovação educativa, valorizadoras de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras. | Manter as ações do Programa Bolsa Acadêmica de Acessibilidade – PROBAC que visam ampliar a formação acadêmica dos discentes com deficiência e com AH/SD, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências de caráter inclusivo e acessível. |
150 auxílios (quantidade de parcelas) |
Fluxo contínuo | Superintendência de Assistência Estudantil | 10/05/2023 | |
Combate às diferentes formas de violências física, simbólica e psicológica. | - Campanhas e ações contínuas nas mídias sociais da PROEG (Site e Instagram) de Sensibilização da Comunidade Universitária para a necessidade de erradicar todas as formas de violência. |
- Desenvolver em todo o início de Ano Letivo campanha de sensibilização com vistas a erradicação de qualquer forma de violência, em todos os Espaços de Ensino de Graduação da UFPA |
Início a partir de 2024 | PROEG | 10/05/2023 | |
Combate às diferentes formas de violências física, simbólica e psicológica. | - Campanhas e ações contínuas nas mídias sociais da PROEG (Site e Instagram) de Sensibilização da Comunidade Universitária para a necessidade de erradicar todas as formas de violência. |
- Publicar material midiático digital pelo menos uma vez ao mês durante todos os anos |
Início de 2023 | PROEG | 10/05/2023 | |
Combate às diferentes formas de violências física, simbólica e psicológica. | Incluir nos editais da PROEX e da SAEST a seguinte cláusula: É vedada a submissão de propostas de programas e de projetos de extensão que estimulem e promovam o discurso de ódio e/ou preconceito de qualquer natureza (racismo, capacitismo, homofobia, dentre outros.) e qualquer ação que viole os direitos humanos, conforme disposto no ordenamento jurídico nacional e internacional. |
Revisar os editais |
- | SAEST PROEX PROEG | 10/05/2023 | |
Combate às diferentes formas de violências física, simbólica e psicológica. | Elaboração da proposta de protocolo de atuação frente a situações de crise nos espaços da universidade. |
1 proposta de protocolo criada |
1º semestre de 2023 | SAEST | 09/05/2023 | |
Combate às diferentes formas de violências física, simbólica e psicológica. | Revisão do estatuto da UFPA visando aperfeiçoar os mecanismos de identificação, acompanhamento e responsabilização às situações de todas as formas de violência. |
Revisar o Estatuto da UFPA |
- | UFPA | 09/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Estimular a ampliação de projetos arquitetônicos acessíveis, em parceria com a Prefeitura, CoAcess e Faculdade de Arquitetura da UFPA. |
10 solicitações |
Fluxo contínuo | SAEST | 09/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | - Elaboração de orientações para o fluxo operacional que oriente as Unidades Acadêmicas de Ensino de Graduação a encaminharem adequadamente os Discentes em sofrimento emocional, para os Setores e serviços competentes à dispensarem ajuda e tratamento. |
- elaboração de um documento orientador |
Ano de 2023 | PROEG | 09/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Fortalecimento do caráter acolhedor da Semana do Calouro. |
Estabelecer o diálogo com todos os estudantes ingressantes nos Cursos da UFPA. |
Fluxo contínuo | PROEG | 09/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Oferta de cursos livres de português como língua estrangeira (PLE) para estudantes que ingressam na UFPA através de programas de mobilidade acadêmica internacional. |
Ampliação da oferta que já ocorria por conta do credenciamento da UFPA no programa IDIOMA SEM FRONTEIRAS (MEC-Andifes). |
Em execução | PROINTER | 09/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Ampliação da oferta de cursos livres de línguas estrangeiras para a comunidade acadêmica da UFPA, incluindo os diversos campi. Estas iniciativas visam ampliar a proficiência em língua inglesa (e futuramente em outros idiomas), aumentando a possibilidade de interação de nossos alunos com estudantes internacionais. |
Publicação de edital de oferta de cursos livres de inglês, gratuitos, ofertados em Belém e nos campi em que existem faculdades de letras-inglês, inclusive no formato remoto. |
Em execução | PROINTER | 09/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | c) possibilidade de hospedagem inicial provisória, patrocinada pela Instituição na residência estudantil da Instituição ou em unidades da rede hoteleira, no caso de ingressantes internacionais que não dispuserem de hospedagem ao chegar na Instituição para mobilidade. |
- |
Em processo de contratação | PROINTER | 09/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | b) cadastro de pousadas/hostel/hotéis, que representem possibilidades de moradia a preços acessíveis, com entendimento do tipo de hóspede representado pelo estudante internacional. |
- |
Em andamento | PROINTER | 09/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Criação de um fluxo de processos de acolhimento institucional de estudantes internacionais. a) Estabelecimento de cadastro de padrinhos (amigo(a) internacional), entre discentes, docentes e técnicos, com atribuições diversas, entre as quais ciceronear na instituição e na cidade o estudante estrangeiro, auxílio no desembaraço de questões burocráticas até, se possível, a hospedagem provisória do interessante.
|
- |
Em andamento | PROINTER | 09/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Organização dos Diálogos formativos sobre saúde mental. |
1º semestre de 2023 |
- | SAEST | 09/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Organização de espaço silencioso no RU para estudantes com audição sensível. |
Adequação de um espaço |
Ano de 2023 | SAEST | 09/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Inaugurar a Casa do Estudante Universitário com vagas para 158 estudantes. |
Até abril de 2023 |
- | SAEST | 09/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Manter o monitoramento dos estudantes PCDs, da graduação, pós-graduação e educação básica, matriculados na UFPA. |
100% de acompanhamento |
Fluxo contínuo | SAEST | 08/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Implementar ações de capacitação aos profissionais atuantes na Política de Assistência e Acessibilidade Estudantis da UFPA e outros interessados, voltadas à discussão da diversidade, com foco no atendimento acolhedor. |
Promover duas ações de capacitação em 2023 |
Junho e novembro de 2023 | SAEST | 08/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Realizar a I jornada de acolhimento/acompanhamento de discentes indígenas, quilombolas e pertencentes a outras comunidades tradicionais. |
1 ação formativa semestral |
1º semestre de 2023 2° semestre de 2023 | SAEST | 08/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Aumentar o número de estudantes taxa zero no RU. |
Atender a pelo menos 1.500 |
1º semestre de 2023 | SAEST | 08/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Priorizar os estudantes da UFPA em situação de extrema pobreza em todos os serviços e auxílios. |
Atender 100% dos alunos com esse perfil |
Fluxo contínuo | UFPA | 08/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Realizar pesquisa para traçar o atual perfil socioeconômico dos estudantes da Universidade Federal do Pará. |
1 pesquisa realizada |
2º semestre de 2023 | SAEST | 08/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Implementar ações de desburocratização do acesso à informação dos discentes PcD´S e AH/SD no SIGAA, junto as faculdades, por meio de parcerias entre CIAC, CTIC, PROEG e CoAcess/SAEST. |
Revisão do edital do CADGEST |
Março de 2023 | SAEST/CIAC/CTIC/PROEG | 08/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Ampliar o acesso ao CADGEST, que permite o acesso aos serviços e auxílios da SAEST, por meio da diminuição da burocracia, de adequação da linguagem e de mais ações de comunicação. |
Revisar o edital e de suas condicionalidades/exigências e sua escrita |
Março/2023 | SAEST-CAE | 08/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Fortalecimento das parcerias para ampliar a possibilidade de acolhimento e integração, tais como Roda Vida (IFCH), Plantão Psicológico (IFCH), Clínica de Atenção à Violência (ICJ), Serviço de Atenção Médico Psicossocial (ICS), Programa Estudante Saudável – Ações Integradas de Extensão à Saúde Estudantil (HUBFS e HUJBB), “Projetos de Acompanhamento de Aprendizagem” e “Programa Rede de Saberes”. |
Incentivar e apoiar os projetos com esta finalidade |
Fluxo contínuo | SAEST | 08/05/2023 | |
Acolhimento, integração e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA. | Orientação e acompanhamento às faculdades e campi acerca de procedimentos de acolhimento e de integração estudantil, como constructo pedagógico essencial em processos de promoção e garantia de bem estar estudantil. |
Visita a todos os campi do interior (11) e unidades da capital (22) para a execução da "Assistência estudantil em diálogo: acolhimento e permanência em uma universidade multicampi” |
Até 2º semestre de 2023 | SAEST | 08/05/2023 |
O Programa “ UFPA Territórios de Acolhimento e integração” é uma iniciativa da Universidade Federal do Pará (UFPA) criado com o objetivo de Articular os diferentes setores da Universidade Federal do Pará à promoção e implementação de práticas de acolhimento e de integração estudantil. Visa a incentivar a articulação entre os diferentes setores universitários em um trabalho de interface entre educação e saúde, como ações que qualifiquem e dignifiquem a vida, bem como ampliem as possibilidades de experiências formativas a partir das especificidades dos sujeitos.
Promover uma cultura institucional e acolhimento e de promoção ao sentimento de pertencimento dos alunos no território universitário da Universidade Federal do Pará. Estimular práticas de ensino, de pesquisa e de extensão que articulem a excelência acadêmica com o acolhimento e o respeito aos direitos humanos. Enfrentar o sofrimento e o adoecimento discente. Combater a todas as formas de violência física, simbólica e psicológica, tais como intimidação, humilhação, xingamentos e agressão física, de uma pessoa ou grupo contra um indivíduo. Promover o debate acerca do papel institucional de acolher, integrar e formar bons profissionais com boas práticas cidadãs.
Fomentar ações de promoção da aceitação às diferenças, bem como o estímulo ao sentimento de pertencimento à Universidade.
Clique aqui para ler o PROGRAMA TERRITÓRIO DE ACOLHIMENTO